
Ela é uma das principais responsáveis pelos temores das mulheres quando o assunto é estética. Não à toa. Os tratamentos para estria costumam ser longos, às vezes doloridos, e não totalmente eficazes, pois livrar-se delas é muito difícil.
As estrias têm origem em diversos fatores, sendo os principais o aumento de tensão sobre a pele causada, sobretudo, quando existem alterações bruscas no corpo, como gravidez, aumento e diminuição repentina de peso, crescimento acelerado durante adolescência, além de uso de medicações como os corticoesteróides e hormônios. Sem falar na predisposição genética.
O médico dermatologista Renato Rostey explica que prevenir estrias é possível, mas que os cuidados preventivos não evitarão totalmente o aparecimento delas. “A manutenção do peso, evitando variações repentinas, assim como uso de hidratantes e o tratamento precoce das estrias principalmente quando novas (estrias vermelhas/rosadas), quando se obtém os melhores resultados no tratamento, são uma maneira de evitar o problema.
Tratamentos:
O Dr. Renato Rostey explica que os tratamentos para estrias são realizados para amenizá-las ou para melhorar sua aparência, mas que dificilmente elas serão completamente resolvidas. “O melhor é a associação de tratamentos”, explica.
A Drª Solange Bezerra, médica com formação em medicina estética da Clínica Viva Estética, em São Paulo, e que há 15 anos realiza tratamentos para estrias, concorda. “A associação de tratamentos é o que traz melhores resultados, e hoje existem no mercado alguns muito modernos e eficientes, como a carboxiterapia, que pode ser associada com o tratamento por via oral, que inclui cápsulas de vitaminas A, E e C e centelha asiática”, explica.
De acordo com a Drª Solange Bezerra, a carboxiterapia tem apresentado bons resultados no combate às estrias. Ela consiste na aplicação, com uma pequena agulha, de CO2 no tecido lesado, melhorando a circulação sanguínea e consequentemente a aparência da pele. O tratamento não é indolor por isso é utilizada anestesia tópica e gelo para amenizar a sensação de dor.
É necessário consultar um especialista para saber qual a melhor indicação de tratamento, que conforme a Drª Solange Bezerra exigem geralmente pelo menos 10 sessões. A consulta com um profissional também é essencial para definir qual a melhor terapia a ser aplicada.
Outros procedimentos:
Microdermoabrasão - Uma espécie de peeling que utiliza um aparelho dotado de ponta de diamante ou cristal para a esfoliação da pele, eliminando a camada mais superficial e melhorando a aparência da estria com o estímulo da regeneração da epiderme.
Intradermoterapia (mesoterapia) – Injeção de líquidos lipolíticos, vaso dilatadores, vaso tônicos e eutróficos, usado também para tratamento de estria.
Peelings médicos – Procedimento utilizado, entre outras coisas, para eliminação de manchas, através da remoção da camada antiga da pele, aumentando assim o fluxo sanguíneo nas áreas afetadas. Existem peelings superficiais, médios e profundos devendo os médios e profundos ser realizados por médicos.
Grávidas:
No caso especifico da grávida, segundo o Dr. Renato Rostey, o ideal é que ela tenha um pré-natal bem orientado para que não haja um grande aumento de peso, sem que esta grávida deixe de se alimentar adequadamente para a nutrição do feto. O uso de hidratantes e alguns cremes específicos podem ser usados durante a gravidez desde que prescritos por um especialista.
Profissionais consultados:
Drº Renato Rostey - Médico Dermatologista com Pós Graduação em Medicina Estética, pela Escola de Medicina, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.
Drª Solange Bezerra - Médica formada em medicina estética, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e da Sociedade Brasileira de Laser.