quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

plastica perguntas que não querem calar.

5 DUVIDAS SOBRE CIRURGIAS PLASTICA.

Três cirurgiões plásticos respondem questões de leitoras sobre plásticas

Foto: Getty Images


Você tem dúvidas sobre cirurgia plástica? Leia, então, essas cinco dúvidas de leitoras do iG e veja se alguma delas coincide com a sua. Quem responde são os cirurgiões plásticos Ivan Abadesso, do Rio de Janeiro, e os paulistanos Vitório Maddarena e Ewaldo Bolivar.

Fiz uma cesárea há três meses e gostaria de saber se posso fazer lipoescultura, se não, com quanto tempo? - Joelma Carvalho
Joelma, três meses após a cesárea é muito pouco tempo para uma lipoaspiração. Nesse tempo você ainda deve estar amamentando e, mesmo que não esteja, por fatores diversos, sua pele ainda está flácida, não tendo retornado ao seu peso (se não o ideal, ao menos perto dele). Lembre-se: a lipo não é um método para emagrecer, mas sim para a retirada de gorduras localizadas. Quanto ao tempo que você pode operar depois, depende muito da sua recuperação. Recomenda-se ao menos seis meses, com seus exames pré-operatórios completamente normais e sem estar amamentando.
Ivan Abadesso, cirurgião plástico do Rio de Janeiro

Pretendo fazer uma plástica no abdômen, mas tenho medo da cicatriz. Ela ficará visível? Que cuidados devo tomar? – Cláudia Franco
Cláudia, abdominoplastia deixa, sim, uma cicatriz bastante extensa, mas que costuma ficar de muito boa qualidade. Toda cirurgia plástica é uma troca: você vai trocar uma barriga que te incomoda por uma barriga bonita, que te agrade, mas com cicatriz. Depois da cirurgia, faça acompanhamento médico e não tome sol.

Quanto aos cuidados, o principal é saber com quem e onde você vai operar. Procure saber se o seu cirurgião é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, verifique se o hospital que ele opera tem um CTI com suporte à vida, se mantém plantonista médico e enfermeiro com especialidade em CTI etc... Sua vida não vale a pequena economia que a falta desses recursos fará.
Ivan Abadesso, cirurgião plástico do Rio de Janeiro

Olá, tenho 35 anos e gostaria de colocar prótese nos seios, mas sou fumante há mais de 10 anos. Isso me impede de realizar meus sonhos? Quanto tempo preciso estar sem fumar para poder fazer a plástica? - Roseli
O tabagismo é sempre um fator negativo para a recuperação de qualquer cirurgia. Para umas, mais, para outras, menos. No caso do aumento das mamas, a interferência não é tão grande, desde que o consumo de cigarros não seja exagerado. Deixar de fumar por 10 dias antes da cirurgia é o ideal e, aí, você pode aproveitar o embalo e abandonar o tabagismo de uma vez por todas!
Vitório Maddarena, cirurgião plástico de São Paulo

Gostaria de fazer uma lipoescultura, mas além da lipo, acho que tenho as costas muito largas e gostaria de saber se existe alguma lipo ou cirurgia que me ajude a diminuir essa largura. Qual o risco dessa cirurgia? - Jessila
No dorso, há regiões com depósito de gordura localizada, que deixam as costas com aspecto mais largo. Nesse caso, a lipo seria a solução ideal. Há, no entanto, a conformação física dos ossos e musculatura, que é hereditária ou determinada pela prática de certas atividades físicas. Para isso é necessária uma avaliação durante a consulta médica. Quanto aos riscos, é claro que eles existem, mas são riscos controlados. Fazendo os exames adequados e realizando a cirurgia em condições ideais, o que inclui a equipe médica completa e as instalações hospitalares necessárias, a cirurgia torna-se um procedimento muito seguro.
Vitório Maddarena, cirurgião plástico de São Paulo

Amamentei meu bebê até 1 ano. Embora já faça mais um ano que parei de amamentar, ainda tenho leite. Já consultei o meu ginecologista e ele me falou que isso é absolutamente normal. Porém, minha autoestima está muito baixa. Meu seio ficou horrível, além de grande e extremamente flácido. Já posso fazer uma mamoplastia?
Primeiramente, a paciente deverá fazer um exame para saber a dosagem de prolactina (que é o hormônio produzido pela glândula hipófise e estimula a produção de leite pela mama no período da amamentação). Apresentando valores normais, então, o ideal seria a interrupção da produção de leite através de medicamentos. Desta forma, poderá realizar a mamoplastia.
Ewaldo Bolivar, cirurgião plástico de São Paulo

Leia mais sobre: plástica

Nenhum comentário: