Para ter pernas com boa estética é necessário uma série de condutas preventivas ao longo dos anos. Contar com uma predisposição genética favorável e de um pouco de sorte, é claro, também é fundamental, pois às vezes pequenos traumatismos como cortes, queimaduras, picadas de insetos e irritações alérgicas podem deixar seqüelas de difícil resolução e ser esteticamente desastrosas.
Outros fatores também costumam provocar um comprometimento da estética das pernas, como aqueles decorrentes de variações bruscas de peso, estresse, vícios alimentares, drogas, hipertrofias ou atrofias musculares e fortes distúrbios emocionais, deixando como seqüelas: celulites, estrias, manchas, cicatrizes e varizes.
Diante de tantas possibilidades de comprometer a estética das pernas, não é para menos que existem diversos tipos de tratamento e a cada dia se buscam novas formas de pelo menos amenizar tantos transtornos estéticos. Na busca incessante de conseguir o melhor para recuperar a estética ou corrigir certos detalhes, muito se sofre e nem sempre se alcança os resultados esperados.
A partir de uma postura mais consciente sobre o quadro complexo que é submeter-se ao tratamento estético e as implicações associadas a este procedimento, deve-se procurar, em primeiro lugar, orientar-se sobre suas potencialidades estruturais, o que envolve uma ampla avaliação do estado físico, estético e mental.
Com esta visão realista do seu “momento estético”, o paciente deve procurar um serviço profissional experiente e conceituado para, em conjunto, traçar um plano de tratamento tendo por base os objetivos estéticos de curto, médio e longo prazos que o satisfaça o máximo possível.
É muito importante que logo no início do tratamento, os primeiros benefícios do programa estético preestabelecido já se façam perceptíveis, pois além de estimular o paciente psicologicamente a continuar o tratamento, tornará todo seu corpo receptivo às técnicas utilizadas. Muitas destas técnicas necessitam de uma pequena dose de sacrifício e até um pouco de resistência à dor, perfeitamente suportável (semelhante ao desconforto provocado por certas depilações).
Uma atividade que costumamos colocar como básica é a drenagem linfática, que ajuda em muito na harmonização das formas das pernas e é extremamente relaxante.
É importante salientar que quando o assunto é varizes, nem sempre é fácil acabar definitivamente com os minúsculos vasos. Mesmo que isso venha a ocorrer, existe a possibilidade de que eles voltem a aparecer em outros locais e que algumas manchas residuais esteticamente inconvenientes ainda permaneçam.
Portanto, deve-se ter paciência nestes casos e muita determinação para seguir o conjunto de orientações médicas, todas muito importantes, e que geralmente são complementadas pelo tratamento escleroterápico. Assim,
Ø mantenha a hidratação constante de seu organismo
Ø realize com regularidade exercícios físicos adequados
Ø adote uma dieta saudável
Ø controle o estresse e o mau humor (freqüentemente desnecessários)
Ø realize a auto-massagem e a drenagem linfática .
Ø observe repouso
Ø siga estritamente a orientação de seu médico com relação aos medicamentos prescritos e, principalmente...
Ø persista no tratamento!
(Todos estes temas serão abordados detalhadamente em nosso livro sobre varizes e estética das pernas, que brevemente será lançado. )
Somente com uma abordagem séria e consciente para o tratamento estético das pernas, será possível conseguir um bom resultado, devolvendo às pernas o aspecto desejado ou o mais próximo possível do desejável.